O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) realizou, esta semana, mais um conjunto de actividades no Algarve de que se destaca a realização de debates em escolas, a realização de reuniões com autarcas da região e encontros com professores.

Assim, na sequência do recente Protocolo assinado entre o Conselho Português para a Paz e Cooperação e a Câmara Municipal de Silves, realizou-se, no dia 25 de Maio, na biblioteca da Escola Secundária de Silves, um debate para assinalar os 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo e a luta pela Paz.No debate participaram Ilda Figueiredo, presidente da direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação, a vereadora da Câmara Municipal de Silves, Luísa Luis, dezenas de alunos e diversos professores. Foram também distribuídos dezenas de exemplares do último número do boletim Notícias da Paz.

Também no dia 26 de Maio, realizou-se um debate na Escola EB2,3 António de Sousa Agostinho Júnior, em Almancil, tendo por base a exposição "Construir a Paz com os valores de Abril", que teve a participação da presidente da direcção do CPPC e do verador da Câmara Municipal de Loulé, João Martins. Este debate marcou o início das actividades conjuntas da autarquia de Loulé e do CPPC na sequência do Protocolo recentemente assinado pelas duas partes.

Entretanto a presidente da direcção do CPPC reuniu também com autarcas das Câmaras Municipais de Tavira e de Vila Real de Santo António abrindo-se caminho à realização de mais parcerias ou protocolos com autarquias do Algarve e o CPPC no âmbito da educação para a Paz.

Registe-se que esta actividade recente consolidou outras actividades do CPPC realizadas, nos últimos meses, em escolas e autarquias do Algarve, que também contaram com a participação de Ilda Figueiredo, de que se destaca a realização de cinco debates em Escolas Secundárias (nos concelhos de Faro, Vila Real de Santo António, Tavira e Silves) que contaram com o apoio de biblotecas escolares, de autarcas e também, nalguns casos, do Sindicato dos Professores da zona Sul.

O trabalho de educação para a Paz prosseguirá no próximo ano lectivo nos dois municípios (Loulé e Silves) e espera-se que se alargue a outros municípios e a mais escolas, tendo em conta que o CPPC tem possibilidade de fornecer três exposições sobre temas da Paz: " Construir a Paz com os valores de Abril", " 100 anos da Grande Guerra e a luta pela Paz" e sobre a Segunda Guerra Mundial assinalando os 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo.