O Conselho Português para a Paz e Cooperação manifesta o seu veemente protesto contra o agravamento da já difícil situação económica e social dos portugueses e de Portugal, consubstanciado nas gravosas medidas contidas no Orçamento de Estado para 2013, recentemente aprovado na Assembleia da República.
 
No momento em que alastra a pobreza do povo português, não pode o CPPC deixar de denunciar, igualmente, as elevadas verbas previstas no O.E. para 2013 para custos com missões militares decorrentes da inaceitável submissão aos ditames de organizações como a NATO e a União Europeia e a da vinculação do País aos seus propósitos de ingerência e agressão a povos e países soberanos.


 
Quando são impostos aos cidadãos cortes nos seus salários e pensões, se agravam os impostos sobre os rendimentos do trabalho, se reduzem as verbas para as funções sociais do Estado como a saúde, a educação, a segurança social, o apoio no desemprego e na doença, ou seja a satisfação das necessidades básicas dos portugueses, não podemos aceitar que centenas de milhões de euros sejam desviados para pagamentos à NATO, a missões militares portuguesas no estrangeiro ou à aquisição de material bélico não destinado às funções constitucionalmente atribuídas às Forças Armadas.
 
Por tudo isto, o CPPC denuncia o Orçamento de Estado para 2013 como um verdadeiro atentado à dignidade do povo português e à Constituição da República.
 
O CPPC solidariza-se e identifica-se com as lutas dos trabalhadores e do povo português contra este Orçamento de Estado para 2013, contra as injustiças, o desemprego e o empobrecimento.
 
Neste sentido o CPPC associa-se às manifestações promovidas pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) para os dias 8 de Dezembro na cidade do Porto e 15 de Dezembro na cidade de Lisboa, que têm como objectivo exigir ao Presidente da República a não promulgação da referida proposta.
 
O CPPC junta assim a sua voz a todos aqueles que intervém em prol do direito a condições de vida dignas, ao progresso social, à soberania e à paz!
 
No Porto o ponto de encontro do CPPC será no Campo 24 de Agosto, junto à Estação do Metro pelas 15h.