O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) associa-se à mobilização de solidariedade com a Venezuela bolivariana que hoje se realiza pelo mundo, porque defendemos o direito dos povos a decidirem o seu próprio rumo de desenvolvimento, livres de ingerências externas.
Associamo-nos a esta mobilização porque valorizamos o muito que foi alcançado nos últimos 20 anos pelo povo venezuelano, que foi capaz de superar obstáculos seculares, afirmando a sua soberania, e conquistar históricos direitos democráticos, incluindo importantes direitos sociais, melhorando consideravelmente as suas condições de vida.
Os países da América Latina
e das Caraíbas não têm de estar subordinados aos interesses dos Estados Unidos da América, pelo contrário, têm o direito de construir modelos de integração e cooperação mutuamente vantajosos, baseados no respeito pela soberania e independência nacionais.
Rejeitamos e denunciamos os golpes de Estado, militares ou «institucionais», contra a Venezuela e o seu povo que a Administração norte-americana tem promovido à medida dos seus interesses económicos e políticos, e que têm sido vergonhosamente apoiados por governos submissos – entre os quais o Governo português, em desrespeito da Constituição da República portuguesa e dos interesses do povo português, incluindo da comunidade portuguesa na Venezuela.
Associamo-nos à mobilização de solidariedade com a Venezuela bolivariana porque rejeitamos a guerra e defendemos a paz, anseio do povo venezuelano e dos restantes povos da América Latina e do mundo.
Estamos do lado dos que resistem ao bloqueio e à sabotagem económica, ao terrorismo, à desestabilização, à ameaça de agressão militar, do lado da defesa dos direitos e da paz e segurança do povo venezuelano e da numerosa comunidade portuguesa que o integra.
Estamos confiantes de que a unidade e determinação do povo venezuelano e a solidariedade para com a sua luta será mais forte do que as poderosas forças que visam derrubar a Venezuela Bolivariana e destruir os avanços e direitos alcançados, os seus valores e projecto libertador.
Venezuela bolivariana vencerá!
16 de Março de 2019
Direcção Nacional do CPPC
#TiremAsMaosDaVenezuela #VenezuelaNoEstaSola #HandsOffVenezuela #ARevoluçãoBolivarianaNaoEstaSo #LaRevolucionBolivarianaNoEstaSola #TheBolivarianRevolutionIsNotAlone