Outras Notícias

cppc expressa condolencias pelo falecimento de roland weyl 1 20210501 1646419297
 
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) lamenta profundamente o falecimento de Roland Weyl, no passado dia 20 de abril.
Advogado, anti-fascista, militante comunista, Roland Weyl foi uma figura destacada e incansável na defesa da paz, da liberdade, da democracia, dos direitos e da soberania dos povos.
Presidente honorário da Associação Internacional de Juristas Democratas (AIJD), da qual foi também fundador e Vice-presidente, Roland Weyl esteve diversas vezes em Portugal durante o período da ditadura fascista em solidariedade com os presos políticos portugueses, tendo sido um dos advogados que esteve presente nos julgamentos de anti-fascistas nos tribunais plenários.
O CPPC recorda com estima e amizade os vários momentos em que esteve com Roland Weyl, nomeadamente em iniciativas em defesa da paz, partilhando da confiança e combatividade que sempre o caracterizaram.
Encarando o Direito como um combate político e tendo sido membro do Movimento pela Paz francês, Roland Weyl, destacou-se no apoio incondicional à causa da paz e da solidariedade internacionalista, acompanhando o Conselho Mundial da Paz desde a sua fundação.
Durante a sua longa e vibrante vida, esteve ligado às mais variadas acções, como de solidariedade com as lutas pela independência dos povos colonizados, ou na firme denuncia e oposição à NATO e à militarização da União Europeia.
O CPPC expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Roland Weyl e dirige as suas condolências aos seus familiares, ao Movimento pela Paz francês, à Associação Internacional de Juristas Democratas e à Associação Portuguesa de Juristas Democratas.
A Direção do CPPC