
Realizou-se, no passado dia 14 de Maio, mais um importante Concerto pela Paz, no Auditório Municipal de Gaia, organizado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), com o apoio da Câmara Municipal de V. N. de Gaia, da Federação das Coletividades de Gaia e de diversas associações culturais, escolas artísticas e artistas que asseguraram actuações desde a música, ao canto, à poesia e à dança, e que aceitaram, generosamente, colaborar com o CPPC numa grande grande iniciativa, com mais de 50 artistas de diversas idades, onde, uma vez mais, se proclamou " Paz sim ! Guerra não!
Foi um belo concerto que começou com o encanto do coro infanto-juvenil do Orfeão de Valadares a cantarem a importância da paz e da harmonia com a terra a que se seguiu o Grupo de Danças Andinas “INTICHASKI” dirigido por Paolo Herrera, que representaram o Centro Recreativo de Mafamude, O Conservatório de Música de Gaia, com a harpa de Matilde Parra, a bela e impressionante voz da soprano Filipa Teixeira e a música dos seus jovens intérpretes, o que também prosseguiu com o Ensemble de Flautas de Bisel da Academia de Música de Vilar do Paraíso, que habitualmente participa nestes concertos.
Com a projecção de uma canção "As mãos" de Adriano Correia de Oliveira, a apresentadora Olga Dias lembrou este cantor avintense, que este ano faria 80 anos, o que fez todo o sentido, pois é por um mundo de paz, justiça e liberdade que todos sonhamos e lutamos para o conseguir.
Voltou-se à dança com os jovens bailarinos do Ginasiano Escola de Dança que mais uma vez surpreenderam e encantaram. Terminou com os jovens de UMBRAL e a sua música experimental a partir do Cancioneiro Popular.
Ao longo do Concerto pela Paz houve também intervenções de Ilda Figueiredo, em nome do CPPC, que salientou a importância desta iniciativa e, depois de agradecer o apoio da Câmara Municipal, da Federação das Coletividades, dos artistas participantes, dos técnicos e trabalhadores do Auditório Municipal, se referiu à educação para a paz e à cultura da paz em alternativa à cultura da guerra, alertando para as consequências das diversas agressões e guerras que persistem, como na Ucrânia, na Palestina, no Iémen e tantas outras que provocaram mortes, sofrimento, milhões de refugiados, apelando ao cumprimento dos princípios da Carta da ONU, da Acta final da Conferência de Helsínquia e da Constituição da República Portuguesa.
Os exemplos de solidariedade e generosidade de artistas, escolas e diversas instituições foram também salientadas, incluindo o último leilão solidário da Cooperativa Artistas de Gaia com apoio do CPPC e da CMG. A vereadora da Cultura do executivo municipal, eng. Paula Carvalhal, saudou também o Concerto pela Paz em nome do Presidente da Câmara Municipal e salientou a solidariedade com as iniciativas na defesa da paz.
Pela Paz, todos não somos demais!