Outras Notícias

Solidariedade com o povo palestino! Fim à ocupação e aos crimes de Israel!

cartaz solidariedade com o povo palestino fim a ocupacao e aos crimes de israel 1 20211124 1537428391

A 29 de Novembro assinala-se o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.
Há 74 anos, as Nações Unidas prometeram criar um Estado da Palestina, em território da Palestina. Essa promessa nunca foi cumprida. Há décadas que o povo da Palestina vive a brutal ocupação israelita. É tempo de fazer justiça!
Todos os dias Israel viola o Direito Internacional e as resoluções da ONU:
• É a ilegal ocupação e a limpeza étnica que desde sempre a acompanha.
• São os bombardeamentos de Israel sobre a população de Gaza e sobre os países vizinhos.
• São os ilegais colonatos que Israel não pára de construir nos territórios ocupados em 1967, anexando cada vez mais território palestino.
• São as inaceitáveis expulsões de palestinos das suas casas em Jerusalém e outras cidades.
• É a protecção e a cumplicidade do exército israelita com a acção dos bandos armados de colonos que semeiam o terror entre a população palestina.
Ler mais...

Intervenção do CPPC na concentração de solidariedade «Fim ao Bloqueio dos EUA! Cuba Vencerá!»

concentracao em lisboa reafirma fim ao bloqueio dos eua cuba vencera 2 20211124 1620175943

Companheiros,
Estamos uma vez mais aqui, junto à representação diplomática cubana, a manifestar a nossa solidariedade a Cuba e ao seu povo, que enfrentam o mais longo e cruel bloqueio da história e, por estes dias, uma nova operação de ingerência e desestabilização por parte dos Estados Unidos da América e dos seus acólitos, externos e internos, com suporte mediático.
É com prazer que o Conselho Português para a Paz e Cooperação, como coordenador para a Europa do Conselho Mundial da Paz, informa que na reunião realizada este fim-de-semana em Vila Nova de Gaia, em que participaram organizações da Europa que são membro do Conselho Mundial da Paz, foi aprovada uma moção de solidariedade com esta iniciativa que hoje aqui realizamos, à semelhança do que se passa noutros pontos do mundo.
Ler mais...

Solidariedade com a América Latina

solidariedade com a america latina 1 20211115 1525771579

Na passada 5ª feira, dia 11 de novembro, decorreu na Universidade Popular do Porto (UPP) uma iniciativa de solidariedade com a América Latina, que contou com a presença de Moara Crivelente pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ), com Jassellys Roque, em representação da embaixada de Cuba, Ilda Figueiredo em representação do CPPC e Sérgio Vinagre, presidente da direção da UPP.
Esta iniciativa veio reafirmar a importância da luta dos povos da América Latina contra ingerências externas, bloqueios e sanções que procuram submeter os países e povos que ousam trilhar o seu caminho e a decisão soberana dos seus destinos.
Reafirmou-se também a importância da solidariedade como elemento indispensável à construção de um mundo de Paz e solidariedade.

Concentração em Lisboa reafirma: "Fim ao bloqueio dos EUA! Cuba vencerá"

concentracao em lisboa reafirma fim ao bloqueio dos eua cuba vencera 1 20211124 1426619333

Na concentração realizada ao final da tarde de 15 de novembro, de solidariedade com Cuba, pelo fim do bloqueio e pelo direito ao desenvolvimento e à soberania, foram entoadas palavras de ordem como «Cuba sim! Bloqueio não!» e «Cuba vencerá». Intervieram representantes do CPPC, da CGTP-IN, da Associação de Amizade Portugal-Cuba e da Associação Projeto Ruído.
Nas várias intervenções exigiu-se o fim do bloqueio, das ingerências e das ações de desestabilização contra Cuba e uma política externa portuguesa consonante com a Constituição, logo não submissa aos ditames dos Estados Unidos da América.
Neste dia, em vários pontos do mundo, realizaram-se ações de solidariedade com Cuba.

Devolvam o dinheiro roubado à Venezuela

devolvam o dinheiro roubado a venezuela 1 20211115 1537383128

Dezenas de pessoas concentraram-se, ao final da tarde de dia 11, junto à sede do Novo Banco para exigir a devolução dos fundos venezuelanos retidos por esta instituição bancária. Nas intervenções de João Coelho, da CGTP-IN, e Luís Carapinha, do CPPC, denunciou-se o caráter desumano e ilegal do bloqueio norte-americano contra a República Bolivariana da Venezuela e as dramáticas consequências sobre o seu povo, incluindo sobre a numerosa comunidade portuguesa que ali vive e trabalha.
Recentemente, o Novo Banco (que retém mais de 1500 milhões de dólares do Estado venezuelano) não procedeu a um pagamento de medicamentos e vacinas destinados a crianças, o que demonstra a total desumanidade daqueles que todos os dias falam de 'direitos humanos'.
Entre as palavras de ordem entoadas, ouviu-se «Fim ao bloqueio! Devolvam o dinheiro!» e «Venezuela vencerá! Dinheiro de volta, já!»