
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) realizou mais um Concerto pela Paz, desta vez no Fórum Lisboa, no passado dia 21 de maio, com apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Perante uma audiência entusiástica de centenas de pessoas, teve a intervenção generosa e empenhada do Coro Lopes Graça da Academia de Amadores de Música, do Grupo Cantares e Adufes da Voz do Operário com Sebastião Antunes, do POVO, de Jorge Rivotti e terminou com uma brilhante intervenção de Jorge Palma que encantou a assistência.
Foi um concerto apresentado pela jovem Matilde Lima, onde também interveio Ilda Figueiredo em nome do CPPC, que, depois da saudação a todos os amantes da paz ali presentes e de agradecer a todos, designadamente aos artistas, que generosamente possibilitaram este importante Concerto pela Paz, referiu ser o sexto Concerto pela Paz realizado este ano, sendo que cinco foram apoiados pelas respectivas autarquias: Viana do Castelo, Gondomar, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, culminando em Lisboa.
Apenas no Porto, e ao contrário do que era habitual, por recusa de cedência do teatro municipal por parte do Presidente da Câmara, o concerto foi na praça, em frente ao teatro municipal Rivoli onde sempre se realizou nos oito anos anteriores, tendo sido igualmente uma excelente jornada na defesa da liberdade, da democracia e da paz.
Ilda Figueiredo referiu-se também à complexidade do momento que se vive, destacando as manifestações previstas para 25 de Junho em Lisboa e 29 de Junho no Porto, constante do Apelo "Paz sim! Guerra e corrida aos armamentos não!" lançado por diversas personalidades e já subscrito por diversas organizações, entre as quais o CPPC e a CGTP-IN, tendo apelado à participação de todos , bem como nos debates que entretanto se vão realizar, designadamente no dia 15 de Junho, na Casa do Alentejo, em Lisboa.
Como é habitual em todos os Concertos pela Paz, proclamou-se, a muitas vozes, PAZ SIM! Guerra Não!