
Há
48 anos, no dia 20 de Julho de 1974, as forças militares turcas iniciaram a sua agressão contra Chipre. Desde então, a Turquia ocupa ilegalmente territórios cipriotas, incluindo a cidade de Famagusta – que vemos neste vídeo.
Nesta ocasião, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) reafirma a sua denuncia e condenação da ocupação turca de parte da República de Chipre e apela à solidariedade para com a luta do povo cipriota pela reunificação do seu país e do seu povo, de acordo com as resoluções das Nações Unidas, assente numa federação bi-comunal e bi-zonal, e livre de bases militares estrangeiras no seu território.
O CPPC saúda o Conselho de Paz do Chipre (CPC) e a sua perseverante e determinada ação contra a ilegal ocupação pela Turquia e pela exigência do respeito e cumprimento dos direitos e da soberania do povo cipriota, através da reunificação da sua pátria e das comunidades cipriota grega e cipriota turca.