Outras Notícias

FacebookTwitterRSS Feed

O Conselho Português para a Paz e Cooperação saúda o Dia Nacional da Juventude, que se celebra a 28 de Março, data de importância histórica para a juventude portuguesa, que recorda os dias 23 e 28 de Março de 1947, em que se realizaram dois acampamentos organizados pelo MUD-Juvenil, respetivamente, em Olhão e na Marinha Grande, que foram violentamente reprimidos pelo regime fascista.
A luta da juventude portuguesa por um país livre e democrático, pelos valores da paz, da solidariedade e da amizade, constituiu um importante contributo para a resistência antifascista durante os anos da ditadura. Hoje, num contexto diferente, a força e presença dos jovens na defesa desses mesmos valores, mantém-se atual e determinante.
É urgente a luta pela concretização de um caminho de paz, oposto ao de militarismo e de confrontação que hoje verificamos no plano internacional, que têm vindo a afetar diariamente a vida dos jovens, incluindo dos jovens portugueses.
Em diversos países, a juventude é vítima de agressões e guerras, quer seja pela força das armas, quer seja através da imposição de bloqueios que a privam, do seu presente e futuro, dos seus direitos, do acesso à educação, ao trabalho, ao lazer, à cultura, ao desporto, à saúde, à habitação, à família.
O caminho da instigação da guerra e o negócio das armas não serve aos povos, não serve à juventude, que reclamou, reclama e reclamará por um mundo de paz, democrático, de direitos, de solidariedade, de cooperação.
Neste sentido, o CPPC saúda as manifestações da Interjovem, onde os jovens sairão à rua exigindo a paz, uma vida melhor, e um caminho que vise a justiça e progresso social, que se vão realizar amanhã, dia 28, às 15h, em Lisboa e no Porto!
 
A Direção Nacional do CPPC
27 de março de 2023