Outras Notícias

FacebookTwitterRSS Feed

No passado dia 18 de abril realizou-se, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, a sessão "Palestina - defesa da soberania e da Paz".
Esta iniciativa, organizada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (AEFCSH) contou com as intervenções de Mafalda Borges, presidente da direção da AEFCSH, Ilda Figueiredo, presidente da DN do CPPC, e Nabil Abuznaid, Sr. Embaixador da Palestina em Portugal.
Mafalda Borges e Ilda Figueiredo referiram a importância da defesa da Paz e o papel da solidariedade, procurando alargar o conhecimento das graves situações de atropelos e ataques aos direitos dos povos para consciencializar cada vez mais pessoas para os terríveis conflitos que ainda perduram, neste caso na Palestina, onde se tem verificado uma escalada da agressão por parte de Israel, que ocupa os territórios da Palestina.
O embaixador Nabil Abuznaid explicou aos presentes a história da criação de Israel referindo a ocupação e a violência que, especialmente desde 1948, é uma realidade diária para o povo palestino, o que obrigou muitos a abandonar o seu território e as suas casas, mas sempre com a esperança do regresso.
A intervenção abordou aspetos como a rejeição por parte de Israel de qualquer solução diplomática para este conflito, a violência e a repressão da qual os palestinos são alvo e a importância da solidariedade internacional que é necessária para a alteração desta situação.
Após questões e reflexões do público, o senhor Embaixador referiu-se a vários conflitos que assolam o mundo reafirmando que nenhum conflito pode ter término através das armas e da guerra, mas sim, e apenas, através da via diplomática.