Decorreu, na tarde de dia 7 de outubro, em Lisboa, um importante Concerto pela Paz onde centenas de pessoas puderam expressar, a muitas vozes, a sua vontade de defender a paz e rejeitar a guerra.
O Concerto, organizado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), decorreu no Fórum de Lisboa, teve o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e foi apresentado pela atriz Maria João Luís que brindou o público com belos poemas de Natália Correia e Jorge de Sena.
O
espectáculo iniciou-se com a música e o canto do grupo feminino Fio à Meada, a intervenção da jovem cantora Hadessa, o "cante alentejano" pelo grupo Alcante - Associação coral alentejano sediado em Alcântara, o jazz pelo Quarteto Carolina Moura acompanhada por Sara Gonçalves, Constança Peres e Rita Caravaca e, quase no final, a música e as canções de José Barros. Quase no final aconteceu o ponto alto deste Concerto pela Paz, em Lisboa, quando o cantor José Barros convidou todos os grupos e artistas a juntarem-se a si e cantarem no palco "Grândola, vila Morena". O público ergueu também as suas vozes e a emoção apoderou-se da sala.
Entretanto, em nome do CPPC, Ilda Figueiredo saudou os presentes, agradeceu a generosidade dos artistas e os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e do Fórum Lisboa, expressou a importância da realização deste oitavo Concerto pela Paz realizado este ano, também integrado na preparação do III Encontro pela Paz, a realizar em 28 de outubro, em Vila Nova de Gaia, expressão da convergência de vontades na defesa da paz e na cultura da paz como alternativa à guerra e à corrida aos armamentos.
Referindo-se a alguns dos conflitos, guerras, ingerências, colonialismos e bloqueios que continuam neste momento, referindo-se expressamente à agressão e colonização na Palestina e no Saara Ocidental, ao bloqueio dos EUA a Cuba e à guerra na Europa, apelou à solidariedade com os povos vítimas dessas situações, convidando os amantes da paz a proclamar " Paz sim! Guerra não!, o que aconteceu com grande determinação dos presentes.