No dia 9 de Outubro, na UNICEPE, no Porto, no âmbito da preparação do III Encontro pela Paz, a realizar em 28 de Outubro, em Vila Nova de Gaia, realizou-se uma sessão promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação onde se reafirmou a solidariedade com os povos vítimas da violência, da guerra, da ocupação dos seus territórios, dando inúmeros exemplos que vão da Palestina e do Médio Oriente, ao Saara Ocidental, à
Ucrânia, ao Darfur, Mali e tantos outros. Ali se demonstrou que a negociação e a diplomacia é o caminho alternativo à militarização e à guerra, considerando que a humanidade precisa e deseja a paz, reclamando iniciativas imediatas e efetivas a favor da paz no cumprimento das resoluções da ONU.
Foi uma sessão muito participada que contou com intervenções de D. Januário Torgal, bispo emérito, os professores Rui Pereira e Henrique Borges, Rui Vaz Pinto da UNICEPE e Ilda Figueiredo em representação do CPPC e onde ficou clara a necessidade de reforçar a convergência de vontades de todos os que verdadeiramente estão empenhados na paz.