
No Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, centenas de pessoas concentraram-se junto à embaixada de Israel, em Lisboa, para exigir o fim do genocídio na Faixa de Gaza, da ocupação da Palestina e dos bombardeamentos ao Líbano e à Síria - crimes perpetrados por Israel com o apoio financeiro, militar e diplomático dos EUA.
Para além da
intervenção das organizações promotoras (CPPC, CGTP-IN, MPPM e Projecto Ruído - Associação Juvenil), lida pelo ator e encenador Fernando Jorge Lopes, falaram também o libanes Firas Masri e a palestiniana Dima Mohammed, que deixaram testemunhos pungentes na primeira pessoa sobre a brutalidade sionista e a coragem dos seus povos. Sofia Lisboa leu poemas alusivos, acompanhada à guitarra por Pedro Salvador, que interpretou também canções de luta e resistência.
No mesmo dia realizaram-se outras duas concentrações: uma no Porto, onde intervieram Ilda Figueiredo, presidente da DN do CPPC e José António Gomes, do MPPM. Pela União de Sindicatos do Porto interveio Eduardo Andrade. A apresentação coube a Joana Machado e houve ainda momento musical com José Silva, e leitura de poemas por Vítor Cordeiro e Adão Cruz.
Tambem em em Coimbra se realizou uma iniciativa.
A solidariedade, essa, prossegue - até que a Palestina seja livre.