O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) condena de forma veemente os bombardeamentos de Israel contra a população palestiniana da Faixa de Gaza, na madrugada de 18 de março. Em poucas horas, centenas de pessoas – entre elas muitas crianças – foram mortas e feridas, somando-se às muitas dezenas de milhares de palestinianos mortos e feridos por Israel no último ano e
meio.
Desde o estabelecimento do acordo entre a resistência palestiniana e Israel e da entrada em vigor do cessar-fogo em 19 de janeiro, que Israel tem vindo sucessivamente a desrespeitá-lo – nomeadamente com os sucessivos ataques na Faixa de Gaza, a intensificação dos ataques na Cisjordânia, a imposição de novo do bloqueio à entrada de ajuda humanitária, e agora, com os horríveis bombardeamentos na Faixa de Gaza.
O retomar destes ataques, que visaram essencialmente locais de acolhimento da população (escolas ou outros edifícios públicos que assumiram esta função), representa uma clara recusa por parte de Israel de respeitar e implementar os compromissos que assumiu no acordo quanto às suas segunda e terceira fases – nomeadamente, quanto ao cessar-fogo permanente, à saída das forças militares israelitas da Faixa de Gaza, ao regresso da população palestiniana às suas cidades, vilas e aldeias, à entrada incondicional da ajuda humanitária, à reconstrução da Faixa de Gaza.
Condenando os massacres que têm vindo a ser levados a cabo por Israel, o CPPC reafirma a exigência: do fim do genocídio do povo palestiniano; de um cessar-fogo real, respeitado e permanente; da entrada de ajuda humanitária e da reconstrução da Faixa de Gaza; da libertação de todos os prisioneiros, israelitas e palestinianos.
O CPPC apela à solidariedade com a resistência do povo palestiniano e a sua luta pela concretização dos seus direitos nacionais, nomeadamente a criação do Estado da Palestina nas fronteiras anteriores a 1967, com capital em Jerusalém Oriental, e o respeito do direito de retorno dos refugiados palestinianos, no respeito e cumprimento das resoluções da ONU.
O CPPC alerta para o perigo e as consequências de uma escalada de guerra no Médio Oriente, com os ataques dos EUA contra o Iémen e as crescentes ameaças do governo norte-americano, presidido por Trump, contra o Irão.
Desde logo o CPPC apela à participação na acção «Fim ao massacre! Solidariedade com a Palestina!» que se realiza amanhã, 19 de março, pelas 18h00, no Rossio, em Lisboa, assim como nas iniciativas que se realizarão no dia 30 de março, «Dia da Terra Palestina», pelas 15h00 em Lisboa, no Martim Moniz, e as 16h00 no Porto, no Jardim Infante D. Henrique.
A Direção Nacional do CPPC