O Conselho Português para a Paz e Cooperação recebeu, em Almada, nos dias 19 e 20 de Março, uma Reunião da Região Europa do Conselho Mundial da Paz.
Na reunião, para além do CPPC, participaram: Conselho da Paz da Alemanha; INTAL – Bélgica; Associação Cívica Soldados Contra a Guerra – República Checa; Conselho de Paz do Chipre; Aliança para a Paz e Neutralidade – Irlanda; Comité de Paz da Finlândia; Movimento pela Paz – França; Comité Grego para o Desanuviamento Internacional e a Paz e a Associação de Paz da Turquia.
Participaram ainda a Presidente do CMP, Socorro Gomes (CEBRAPAZ), e o Secretário Executivo do CMP, Iraklis Tsavdaridis (CGDIP).
O planeamento de acções convergentes contra a NATO – tendo em conta a sua cimeira agendada para os dias 8 e 9 de Julho em Varsóvia, Polónia – foi um tema central da reunião. As organizações aprovaram um “Apelo às organizações e activistas na Europa que defendem a causa da Paz – Sim à Paz! Não à NATO!” e planearam acções comuns contra a NATO.
Sob o lema “Povos da Europa pela Paz – Não à NATO” a importante reunião de dois dias também abordou outros temas como: Aspectos centrais da evolução da situação na Europa e no mundo e a intervenção de cada organização; a corrida aos armamentos; as bases militares estrangeiras; as armas nucleares e outras armas de destruição massiva; a crescente presença de forças militares dos EUA/NATO no norte da Europa; Solidariedade com os povos vítimas de agressão; actividades em representação do CMP em instituições da ONU na Europa; preparação da Assembleia Mundial da Paz a realizar no Brasil em Novembro de 2016; preparação da reunião do Secretariado do CMP a realizar em Maio na Grécia.
A reunião adoptou decisões relativas a diversificadas iniciativas, com o propósito do fortalecimento do movimento da Paz na Europa, e emitiu vários documentos, nomeadamente:
-Não à Guerra! Solidariedade com os Refugiados!
-Pela abolição de todas as armas nucleares
-Solidariedade com os presos sarauís em greve de fome
-Solidariedade com o Brasil
-Solidariedade com Cuba