«Fora Bolsonaro» no passado dia 24 de julho no Porto e em Lisboa, tendo sido representado pela Presidente da Direção Nacional, Ilda Figueiredo, no Porto. As ações «Fora Bolsonaro» deram expressão à luta pela defesa da democracia brasileira e por um Brasil de progresso social e de paz.
O CPPC tem sido solidário com a luta do povo brasileiro dizendo sempre presente! e denunciando as manobras que visavam subverter a democracia brasileira, como aconteceu com o Impeachement à presidente Dilma Russeff em 2014, na prisão que impediu lula da Silva de concorrer às eleições de 2018 – cujos os objectivos se encontram hoje mais que desmascarados – e na eleição de Bolsonaro, eleição essa que cumpriu o grande desígnio das forças mais reaccionários e retrógradas no Brasil, seja nos valores e nas atitudes promovidas, seja nas políticas adotadas.
De facto, as políticas levadas a cabo por Bolsonaro estão a ter consequências catastróficas, seja no aumento das desigualdades e da injustiça social, seja na resposta à Pandemia, seja também na promoção de uma política de confrontação com países e povos vizinhos, como a acontece com Venezuela e com Cuba.
Este quadro que hoje se vive, de resistência e de afirmação da democracia, tem nas acções «Fora Bolsonaro» momentos maiores de luta que contam com toda a solidariedade e amizade do CPPC. Salientado a proximidade do povo Português e do povo Brasileiro e os laços que unem os nossos povos, o CPPC continuará a afirmar a sua solidariedade com os democratas brasileiros, com a defesa da liberdade, da democracia, do progresso social e de um mundo de paz e a cooperação.