Outras Notícias

sim a paz nao a nato porto 2019 1 20190408 1674698498

Decorreu no passado dia 5 de Abril um Ato Público "Sim à Paz! Não à NATO!" na rua de Santa Catarina no Porto, onde, apesar da chuva, foi possível distribuir muitas centenas de documentos. As intervenções denunciaram a NATO e a sua atividade, dando continuidade à luta de décadas do povo português e dos amantes da paz em todo o mundo pela dissolução da NATO – a maior ameaça à segurança e à paz mundiais.

Ali se referiram algumas das graves intervenções da NATO ao longo dos seus 70 anos de existência e se lembrou que a sua criação contrariou a formação de um sistema de segurança coletiva prevista na Carta das Nações Unidas, impondo ao mundo um bloco político-militar e a lógica da confrontação e da corrida aos armamentos.

Ali se exigiu, a dissolução da NATO; o fim das guerras de agressão promovidas pela NATO e pelos seus membros; a abolição das armas nucleares e de outras armas de destruição massiva; o fim da corrida aos armamentos e o desarmamento geral, simultâneo e controlado; a assinatura e ratificação, por parte das autoridades portuguesas, do Tratado de Proibição de Armas Nucleares; a defesa dos princípios consagrados na Constituição da República Portuguesa e na Carta das Nações Unidas, com particular significado quando se assinala 45 anos da Revolução de Abril.

Intervieram Maria Gomes da JCP; Nuno Coelho da USP/CGTP e Ilda Figueiredo do CPPC.