Outras Notícias

 

Foi muito participado o debate sobre a Paz, em Évora, promovido pelo CPPC, com a participação, entre outros, do investigador Frederico Carvalho, de Pedro Costa, do núcleo de Évora, que moderou o debate e da presidente da direcção do CPPC, Ilda Figueiredo.

O investigador e membro da Presidência do CPPC, Frederico Carvalho, centrou a sua importante intervenção no desenvolvimento tecnológico que os EUA estão a utilizar para criar o soldado cibernético (cyborg), investindo milhões de dólares. Denunciou a utilização da inteligência artificial para fins militares, designadamente os dispositivos robóticos autónomos, os sistemas de armas robóticas autónomas letais e os perigos que comportam para a humanidade, informando que há uma Carta aberta de cientistas que propõem a erradicação destas armas tendo em conta a sua perigosidade.

Ilda Figueiredo falou dos perigos da crescente agressividade, em particular dos EUA, da NATO e da União Europeia, denunciou a recente intervenção dos EUA na Síria, a ingerência crescente na América Latina, e em especial o caso da Venezuela. A propósito da próxima Cimeira da Nato em Bruxelas, a 25 de Maio, apelou à sua denúncia e à participação nas iniciativas que irão decorrer no âmbito da Campanha " Sim à Paz! Não à Nato!", designadamente as iniciativas públicas previstas para os dias 24 de Maio em Lisboa e 25 de Maio, no Porto.