
Realizou-se, no passado dia 19 de junho, na Bienal Internacional de Arte Gaia 2021, o debate sobre " Paz e Constituição" com Alexandre Rola, artista plástico, Júlio Roldão, jornalista, e Sandra Tavares, professora universitária. Moderação de Ilda Figueiredo, curadora da exposição " Paz e Constituição" em representação do Conselho Português para a Paz e Cooperação.
Num debate vivo e participado, recordaram-se as conquistas de Abril que a CRP consagra, designadamente os direitos individuais e colectivos, as liberdades e as funções sociais do estado, o direito internacional e o artigo 7º que consagra os aspectos essenciais dos direitos dos povos à paz. Deu-se também expressão à rica contribuição dos artistas, incluindo os 62 artistas plásticos que aceitaram participar na exposição " Paz e Constituição" de que Ilda Figueiredo é curadora em representação do CPPC.
Desde Picasso a Alexandre Rola, foram referidos alguns artistas plásticos que deram expressão à defesa da liberdade e da paz. A actriz Alzira Santos leu alguns poemas sobre a paz.