Outras Notícias

FacebookTwitterRSS Feed

 

No dia 27 de Julho de 2022, o Conselho Português para a Paz e Cooperação recebeu na Casa da Paz, em Lisboa, o senhor Omar Mih, Representante da Frente POLISARIO em
Portugal.

Na reunião, em que participaram Ilda Figueiredo e Julie Neves, da DN do CPPC, foram abordados aspectos da questão do Sahara Ocidental, que tem estado na agenda da Comissão das Nações Unidas sobre Questões Políticas Especiais e Descolonização desde 1966.

Foi dado especial destaque à situação da população saharaui que tem estado sujeita à ocupação, a uma repressão feroz e a violações dos direitos humanos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental por parte do Reino de Marrocos, enquanto várias centenas de milhares de saharauis são obrigados a viver em campos de refugiados no deserto argelino perto de Tindouf, em condições extremamente difíceis.

Continua por concretizar o plano de paz das Nações Unidas que prevê a celebração de um
referendo de autodeterminação.
Como foi salientado, o Sahara Ocidental é, de facto, o último país africano que ainda não
completou o processo de descolonização. No entanto, o referendo, mais de 20 anos após o cessar-fogo ter sido declarado (1991), ainda não pôde realizar-se, devido principalmente à intransigência marroquina.

As dirigentes do CPPC deram a conhecer algumas das recentes iniciativas de solidariedade com o povo saharauí e manifestaram a disponibilidade do CPPC em continuar a desenvolver esta solidariedade com novas iniciativas.