Outras Notícias

FacebookTwitterRSS Feed

post capa.jpg

JORNADA NACIONAL DE SOLIDARIEDADE
PALESTINA LIVRE! PAZ NO MÉDIO ORIENTE
 
Dando seguimento às muitas iniciativas pela paz e em solidariedade com o povo palestiniano realizadas por todo o país desde outubro de 2023, terá lugar, entre 2 e 12 de outubro, uma jornada nacional de solidariedade sob o lema «Palestina Livre! Paz no Médio Oriente», promovida pelo CPPC, pela CGTP, pelo MPPM e pelo Projecto Ruído.
 
Apelo
Palestina Livre! Paz no Médio Oriente!
 
É preciso pôr fim imediato ao genocídio do povo palestiniano, impunemente levado a cabo por Israel na Faixa de Gaza. É urgente a Palestina Livre e a Paz no Médio Oriente!
A agressão de Israel contra a população palestiniana na Faixa de Gaza – que fará em outubro um ano da sua brutal intensificação – já provocou mais de 40 000 mortos e mais de 92 000 feridos, na sua maioria civis, e entre as quais muitos milhares de criança.
A cada dia que passa aumenta o sofrimento do povo palestiniano, sujeitado ao horror dos massacres cometidos por Israel, que, com a sua política colonialista e racista, continua empenhado no seu objectivo de aniquilação e expulsão do povo palestiniano da sua terra. Israel obriga a população palestiniana a deslocar-se de território em território, de localidade em localidade. Praticamente toda a população da Faixa de Gaza – 9 em cada 10 palestinianos – foi violentamente deslocada mais que uma vez devido aos ataques israelitas.
Para além da destruição na Faixa de Gaza – com os indiscriminados e propositados bombardeamentos contra bairros residenciais, instalações médicas e hospitais, campos de refugiados, agências humanitárias, escolas, locais de culto ou culturais –, Israel incrementa o bloqueio que mantém a região sem energia e impede a entrada de alimentos, água, medicamentos e equipamento médico essencial, promovendo a proliferação da fome e da doença.
Ao mesmo tempo, Israel lançou uma ofensiva de grandes proporções contra a Cisjordânia que acentua os efeitos da violência diária do exército e dos colonos israelitas e que provocou mais de 6 mil vítimas, entre mortos e feridos.
Com a intensificação da repressão por parte de Israel, que levou à prisão de cerca de 10 mil pessoas, incluindo crianças e jovens, agrava-se o ataque aos direitos laborais e de circulação do povo palestiniano, agravando cada vez mais as suas condições de vida.
A par destes hediondos crimes, Israel – única potência nuclear no Médio Oriente – insiste na escalada de confrontação em toda a região, mantendo e intensificando ataques a países vizinhos que se opõem à sua política de ocupação, colonização e genocídio, tornando cada vez mais ameaçador o perigo de uma guerra generalizada no Médio Oriente, com consequências catastróficas para os seus povos e repercussões no mundo inteiro.
É preciso travar este caminho belicista, de morte, sofrimento e destruição. É urgente uma solução política que passa necessariamente por um cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza, pelo fim da ocupação, dos colonatos, da opressão israelita, e pela realização dos direitos nacionais do povo palestiniano, com a criação do Estado da Palestina, como determina o direito internacional, incluindo em inúmeras resoluções da ONU.
Há que denunciar a profunda hipocrisia e cumplicidade dos EUA, do Reino Unido, da União Europeia e de vários governos de países europeus, que desde o início apoiam a política de Israel e dão cobertura aos seus crimes de guerra, desrespeitando deliberadamente o direito internacional. Do Governo Português, exige-se que suspenda a cooperação com o Estado de Israel, muito em particular no campo militar, e que reconheça o Estado da Palestina.
Assim, continuando a:
- demonstrar a nossa profunda e permanente solidariedade com o povo palestiniano e para com a sua justa causa nacional;
- exigir um cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza, o fim da escalada de confrontação por Israel no Médio Oriente e a Paz na região;
- exigir o respeito e o cumprimento dos direitos nacionais do povo palestiniano, com a criação do Estado da Palestina, como determinam inúmeras resoluções da ONU;
- reclamar do Governo português a defesa dos direitos do povo palestiniano, conforme os princípios constitucionais e o direito internacional.
apelamos a todos a que participem nas ações da Jornada Nacional de Solidariedade com o povo palestiniano e pela Paz no Médio Oriente que se realiza de 2 a 12 de outubro:
⯑ 2 de outubro, 18h, Coimbra, Desfile, Rotunda Cindazunda - Praça 8 de maio
⯑ 3 de outubro, 18h, Portalegre, Desfile, Praça da República - Rossio
⯑ 3 de outubro, 18h, Setúbal, Concentração, Praça do Bocage
⯑ 4 de outubro, 16h, Covilhã. Desfile, Jardim Público - Pelourinho
⯑ 4 de outubro, 18h, Alpiarça, Concentração, Jardim Municipal
⯑ 5 de outubro, 10h, Viseu, Rossio
⯑ 6 de outubro, 15h30, Porto, Desfile, Praça dos Poveiros - Praça General Humberto Delgado
⯑ 7 de outubro, 18h30, Évora, Concentração, Rua João de Deus
⯑ 8 de outubro, 16h, Ação de Esclarecimento, centro da cidade
⯑ 9 de outubro, 18h, Beja, Desfile, Praça da República
⯑ 9 de outubro, 17h, Viana do Castelo, Desfile, Jardim D. Fernando - Estação da CP
⯑ 10 de outubro, 18h, Espinho, Concentração, Largo da Estação de Espinho
⯑ 10 de outubro, Braga, 17h30, Desfile, Início no Largo São Francisco
⯑ 11 de outubro, Castelo Branco, pintura de mural
⯑ 11 de outubro, Faro, 18h00, Concentração, Jardim Manuel Bívar
⯑ 12 de outubro, Lisboa, 15h00, Desfile, Martim Moniz - Praça do Município
Palestina Livre! Paz no Médio Oriente!
Organizações promotoras:
Conselho Português para a Paz e Cooperação
Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional
Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente
Projecto Ruído - Associação Juvenil
Organizações subscritoras até ao momento:
Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
Associação de Moradores das Antas
Associação Intervenção Democrática – ID
Associação Portuguesa de Deficientes
BOTA - Base Organizada da Toca das Artes
Clube Recreativo do Feijó
Organização dos Trabalhadores Científicos
Sindicato dos Professores da Grande Lisboa
Sindicato dos Professores da Zona Sul
União de Resistentes Antifascistas Portugueses
União dos Sindicatos do Norte Alentejano
Vida Justa
Subscrição de organizações: https://forms.gle/jjPKTWhbygMT37kz8
ou para o email: Este endereço de correio electrónico está protegido contra leitura por robôs. Necessita activar o JavaScript para o visualizar.