Outras Notícias

 

Foi muito animado o debate que se realizou ontem, 16 de maio, na Universidade Popular do Porto (UPP), sobre "Paz , Soberania e Desenvolvimento na América Latina".
Contou com a participação de Ilda Figueiredo, presidente da DN do CPPC, Alfredo Maia, jornalista, Henrique Borges, professor, Raphael Reis, da coordenação do núcleo do PT, Moara Crivelente, da direção executiva do CEBRAPAZ, e Mário David Soares da direção da UPP.
Ali se expressou a solidariedade aos povos da América Latina que, ao longo de 200 anos defenderam a paz, a sua soberania e o desenvolvimento, opondo-se à conhecida doutrina Monroe da supremacia norte-americana, que considerava como quintal das traseiras a América Latina e o Caribe.
A solidariedade esteve sempre presente nos exemplos de luta contra o bloqueio, as ingerências, os roubos, as tentativas de golpes de estado, que o imperialismo foi praticando e que continua a fazer com Venezuela, Cuba e Brasil e noutros países da região.
Mas os povos resistem, lutam e dão exemplos importantes de afirmação do seu direito soberano na defesa da paz, da liberdade e da democracia e da justiça e do desenvolvimento e progresso social, como a recente eleição de Lula da Silva demonstrou no Brasil.