Outras Notícias

FacebookTwitterRSS Feed

620041502_1156126423398798_7849106280166022732_n.jpg

A 27 de Janeiro de 1945, há precisamente 81 anos, o Exército Vermelho da União Soviética libertou o Campo de concentração de Auschwitz. Nesse complexo de campos de concentração, extermínio e trabalho escravo, como noutros campos semelhantes, foram assassinadas milhões de pessoas: opositores políticos, sindicalistas, prisioneiros de guerra, eslavos, judeus, ciganos, homossexuais, pessoas com deficiência.
Nesta ocasião, importa lembrar os interesses económicos que suportaram o nazifascismo e a sua máquina de guerra, terror e morte. O funcionamento dos campos de concentração e extermínio era assegurado por alguns dos mais importantes grupos industriais e financeiros alemães e até de outros países ocidentais, que beneficiaram também do trabalho escravo realizado pelos presos.
81 anos volvidos da libertação, o CPPC homenageia todos quantos foram vítimas, resistiram, lutaram e derrotaram a barbárie nazi-fascista, alertando ao mesmo tempo para as manifestações de xenofobia, racismo e ódio que, fomentadas por forças de extrema-direita e de cariz fascista, com conceções obscurantistas, retrógradas e antidemocráticas, atualmente recrudescem em vários países, incluindo em Portugal.
No atual contexto internacional marcado pela instigação da confrontação e da guerra, com a existência de diversos conflitos no mundo e o sério risco do seu agravamento, o que poderá pôr em causa o direito dos povos a viver em Paz e ter acrescidas e mais graves consequências para toda a Humanidade, o CPPC sublinha que comemorar a libertação do Campo de concentração de Auschwitz é também reafirmar a exigência do respeito pelos princípios da Carta das Nações Unidas e o direito internacional, da soberania e dos direitos dos povos, a urgência da defesa da Paz mundial, não esquecendo todos quantos deram a suas vidas para a conquistar e defender.
Defender a liberdade e a Paz exige um permanente combate ao fascismo, ao militarismo, à guerra – um compromisso de sempre do CPPC, que neste dia renovamos, agindo lado a lado com todos quantos aspiram a um mundo melhor, de paz e progresso social.
A Direção Nacional do CPPC
27-01-2026