Outras Notícias

peticao entregue na assembleia da republica 1 20180714 1904763895

Mais de 13000 pelo fim das armas nucleares

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) entregou ontem, dia 5 de Julho, em audiência com o Senhor deputado José Matos Correia, Vice-presidente da Assembleia da República, as mais de 13 000 assinaturas recolhidas para a petição que reclama das autoridades portuguesas a assinatura e ratificação do Tratado de Proibição de Armas Nucleares.

Tendo em conta o número de assinaturas entregues, a petição será debatida em sessão plenária da Assembleia da República.

Da delegação do CPPC faziam parte o vice-presidente Filipe Ferreira e os membros da direcção Manuela Pontes de Sousa e Gustavo Carneiro. Esteve também presente Gonçalo Costa, da Associação Projecto Ruído, que promoveu a campanha «Desarma a Bomba – Pelo fim das armas nucleares, já!», no âmbito da qual foram igualmente recolhidas milhares de assinaturas.

Na audiência com o Vice-presidente da Assembleia da República, as organizações presentes expressaram a importância do objecto da petição e como durante a recolha de assinaturas em todo o país foi evidente o repúdio pelas armas nucleares, assim como o reconhecimento da necessidade de Portugal assinar e ratificar o tratado de proibição destas armas. Foi também afirmado o empenho destas organizações, em conjunto com muitas outras, de continuarem a promover a campanha pela assinatura e ratificação do Tratado de Proibição de Armas Nucleares por parte de Portugal.

A entrega das assinaturas coincide com o momento em que se assinala um ano da aprovação nas Nações Unidas do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, que se verificou a 7 de Julho de 2017.