Outras Notícias

encontro com delegacao de parlamentares palestinos 2 20181222 1017313515

A convite da do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina, visitou esta semana o nosso país uma delegação de quatro parlamentares palestinos, chefiada pelo Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Palestina- Portugal, Senhor Azzam Al-Ahmed.

Esta visita teve por objectivo o estreitamento dos laços de amizade entre os parlamentares e os intervenientes da vida política, económica, social e cultural de ambos os países. A delegação foi recebida na Assembleia da República e teve diversos contactos com organizações e diversas personalidades, incluindo um encontro com organizações sociais que em Portugal têm promovido iniciativas de solidariedade e apoio á luta do povo palestino pelos seus direitos. Neste encontro, realizado no dia 12 de Dezembro, no Teatro “A Barraca”, e no qual também estiveram presentes o senhor Embaixador da Missão Diplomática da Palestina em Portugal e o Sr. deputado Bruno Dias, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina, os parlamentares palestinos relataram a situação, de extrema gravidade, que actualmente se está a viver no seu país, decorrente das provocações e políticas que têm vindo a ser tomadas pelo governo israelita com o apoio da administração estado-unidense e do seu Presidente, Donald Trump, que fomentam o agravamento da tensão e instabilidade em todo o Médio Oriente. A par da intensificação das acções contra o povo palestino, visando destruir a solução de dois Estados, que desde há décadas é proclamada pela comunidade internacional.

 

Apesar das enormes dificuldades que o povo palestino tem de enfrentar todos os dias, a repressão e as discriminações, os massacres e mortes de civis, as prisões ilegais e indiscriminadas, a continuação da ocupação com novos colonatos, apesar do sofrimento, os parlamentares reafirmaram a indomável vontade do povo palestino em prosseguir a resistência e lutar até à vitória final.

Os representantes do CPPC neste encontro saudaram a delegação dos parlamentares palestinos, transmitiram o trabalho que tem sido desenvolvido em Portugal para o esclarecimento e mobilização do povo português pela causa palestina, manifestaram uma vez mais a sua solidariedade ao heróico povo palestino e expressaram o compromisso de continuar e intensificar as acções de mobilização e apoio permanente à sua luta pelos seus inalienáveis direitos nacionais, nomeadamente pelo seu direito a uma pátria independente e viável, com capital em Jerusalém Oriental, de acordo com as relevantes resoluções da ONU.