Outras Notícias

FacebookTwitterRSS Feed

616035942_18419686930191345_4413837108355247067_n.jpeg
No dia 13 de janeiro, ao final da tarde, teve lugar, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma sessão pública sobre a situação na América Latina, de denúncia da agressão dos EUA à Venezuela e de solidariedade com os povos da América Latina e das Caraíbas!
Os intervenientes, recebidos com uma grande ovação, foram a Embaixadora da Venezuela, Mary Flores, o Embaixador de Cuba, José Ramón Saborido Loidi, Moara Crivelente, do CEBRAPAZ, Pedro Prolaa, do núcleo do PT em Lisboa, e Sandra Pereira da Associação de Amizade Portugal Cuba. Na sessão dirigida por Isabel Camarinha, do Conselho Português para a Paz e Cooperação, foram denunciadas as ameaças dos EUA a países desta região, nomeadamente a Cuba, Colômbia, Brasil ou México e a agressão militar à Venezuela, exigiu-se o respeito pelo direito internacional, o fim da agressão dos EUA à Venezuela e a libertação do presidente Nicolás Maduro e da sua esposa, a deputada Cilia Flores.
Entre outros aspetos, relembrou-se e reafirmou-se a importância da declaração da CELAC de 2014 que determinou a região da América Latina e das Caraíbas como uma Zona de Paz, um compromisso que estabelece esta zona como um território livre de conflitos, com respeito pelos «princípios e normas do direito internacional», ao direito inalienável de cada estado escolher o seu sistema económico, político, social e cultural como condição essencial para assegurar a convivência pacífica entre as nações», à «solução pacífica das controvérsias na região e no Mundo» e à promoção do desarmamento nuclear como «objectivo prioritário» para manter a paz na região.
Do público, foram várias as intervenções que expressaram a solidariedade dos presentes com a luta destes povos pelo seu direito à soberania e paz, reafirmando o compromisso com o prosseguimento da mesma.
Pode ser uma imagem de violino